Algumas funcionalidades deste website encontram-se desabilitadas devido ao seu navegador não suportar JavaScript.

Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado

 

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 2 elementos principais: Menu Principal (tecla de atalho 1); e o conteudo que se encontra logo debaixo do menu principal (tecla de atalho 2).


Introdução


A formação funciona simultaneamente como um direito do voluntário - "Ter acesso a programas de formação inicial e contínua, tendo em vista o aperfeiçoamento do seu trabalho voluntário", e como um dever - " Participar nos programas de formação destinados ao correcto desenvolvimento do trabalho voluntário" ( Conforme o disposto nos art.ºs 7.º e 8º da Lei n.º78/98, de 3 de Novembro).


__________________________________________________________________

O Conselho Nacional par a Promoção do Voluntariado lançou um inquérito de levantamento de organizações de voluntários e organizações promotoras de voluntariado tendo em vista a actualização e sistematização de uma base de dados neste âmbito ao nível nacional.

Num total de cerca de 6000 entidades contactadas - que receberam a ficha de caracterização juntamente com o Boletim CNPV - as respostas circundam as 900 organizações. Após tratamento estatístico, este levantamento permite também caracterizar estas organizações, contribuindo para o conhecimento de quem são, onde se localizam e como organizam os seus processos de enquadramento e formação dos voluntários.
__________________________________________________________________

Conclusões do Inquérito CNPV - Formação(190,5k)