Algumas funcionalidades deste website encontram-se desabilitadas devido ao seu navegador não suportar JavaScript.

Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado

 

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 2 elementos principais: Menu Principal (tecla de atalho 1); e o conteudo que se encontra logo debaixo do menu principal (tecla de atalho 2).


Outras Publicações

Guia das ONGD - Edição 2014

A Plataforma Portuguesa das ONGD apresenta uma nova edição do Guia das ONG. Com esta publicação pretende contribuir para um melhor conhecimento sobre o setor do Desenvolvimento em geral e sobre as Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) associadas da Plataforma, o que fazem e onde irtervêm.

Este Guia é um instrumento de trabalho e de consulta, útil a quem trabalha e/ou investiga nas áreas da Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária e de Emergência, assim como a todas as pessoas interessadas em saber mais sobre estas áreas e sobre as ONGD portuguesas.

Guia: http://issuu.com/plataformaongd/docs/guiadasongd_2014


INFO da União das Mutualidades Portuguesas

Consulte esta informação quinzenal da União das Mutualidades Portuguesas.

Info_46

Newsletter da Associação Portuguesa de Consultores Séniores

APCSNews 88


Voluntariado - Relatório final 2012

Consulte o Relatório final 2012, elaborado pela Direção Regional da Solidariedade e Segurança Social, sobre o Voluntariado na Região Autónoma dos Açores.

relatorio final voluntariado

Voluntariado: Missão e Dádiva

A FEC, em parceria com a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, elaborou um estudo intitulado “Voluntariado: missão e dádiva”, com o objetivo de conhecer em pormenor o fenómeno do voluntariado missionário em Portugal.

http://fecongd.org/noticia.asp?noticiaid=34034&tipo_id=215

Consulte a e-NCONTROS - 2014 de abril da FEC

Vidas de Missão: 25 anos de voluntariado dos Leigos para o Desenvolvimento

Este Estudo foi realizado pela Universidade Católica Portuguesa por solicitação da Associação Leigos para o Desenvolvimento.


Voluntariado para a Cooperação como estratégia de educação para o desenvolvimento em Portugal

Este Estudo foi realizado pela Escola Superior de Educação do Porto a pedido do Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária


O Voluntariado através do Olhar das Crianças

Aceda ao Livro " Volunteering through Children`s Eyes " através do link http://www.iyvplus10.org/content/unv-world-volunteer-web/content/childrensbooknews.html uma iniciativa do IYV + 10
(International Volunteer Day + 10) que se assinalou no passado dia 5 de Dezembro de 2011.


Cadernos de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida traduziu e editou, em 2010, os dois números que deram início à colecção de cadernos de voluntariado.
Uma colecção que visa orientar e potenciar a formação de dirigentes e técnicos de organizações enquadradoras de voluntários.

Caderno 9 - Metodologias de análise da Realidade Global e Local
Sinopse
É possível, nos nossos âmbitos de ação e formação, atuar, viver, sem questionar a realidade em que vivemos e atuamos, sem a conhecer – até à medida do possível –, sem tentar compreendê-la? Não se pode transformar o que não se conhece.

Parece, pois, que não nos resta outra alternativa senão assumir a complexidade da realidade e uma boa dose de incerteza e modéstia e continuar a tentar conhecer, cada dia mais e melhor, o mundo em que vivemos para podermos transformá-lo.

No presente caderno encontraremos critérios de atuação e ferramentas concretas para realizar, de forma clara e pedagógica, uma análise pertinente da realidade local e global que afeta todas as nossas organizações de voluntariado.


Caderno 8 - Sociedade da Informação e Voluntariado
Sinopse
Um dos principais problemas das organizações de voluntariado é o retraimento generalizado em transmitir as nossas mensagens através dos meios de comu­nicação. Tanto as grandes como as pequenas entidades precisam de expressar o que são e projetar uma palavra e uma imagem adequadas, que reflitam a nossa visão de uma realidade social que, muitas vezes, não nos agrada, mas que nos leva a apresentar propostas e alternativas plenas de esperança.

O presente caderno ajudará as diversas organizações de voluntariado a enfrentar com lucidez, metodologia e eficácia o desafio de viver com sentido na sociedade da infor­mação.

Caderno 7 - Presença Pública do Voluntariado - Para uma reconstrução de cenários participativos.
Sinopse
A ação voluntária depara-se frequentemente com as limitações da ação concreta e imediata. A ajuda e a assistência pessoal são positivas por si só, mas o voluntariado deve apontar para um horizonte político onde seja possível promover e atuar abertamente no sentido de melhorar as condições de vida daqueles a quem coube a pior parte desta nossa sociedade da satisfação. O itinerário educativo do voluntariado ficaria incompleto se não fosse explicitada a sua presença pública.


Caderno 6 - Coordenação e Ação Voluntária

Caderno 5 - A Participação do Voluntariado no Desenvolvimento da Comunidade Local

Caderno 4 - A Referência de Grupo do Voluntariado

Caderno 3 - Motivações da Pessoa Voluntária - O Compromisso Inicial

Caderno 2 - Acompanhamento na Ação - A figura do Animador ou Animadora de Voluntariado

Caderno 1 - Os Itenerários Educativos do Voluntariado

O terceiro e o quarto número destes Cadernos foram publicados no âmbito da parceria entre a Fundação Eugénio de Almeida e a Plataforma do Voluntariado de Espanha, dão continuidade ao projeto de colaboração entre as instituições com o objectivo de promover e enaltecer um voluntariado qualificado, capaz de assumir plenamente o seu potencial transformador da sociedade civil.

O referido protocolo de cooperação tem como principal objetivo concretizar de forma mais efetiva a missão de ambas as instituições e desenvolver fluxos de colaboração que permitam difundir informação sobre o voluntariado nomeadamente programas, iniciativas e atividades; promover encontros institucionais ou técnicos sobre o tema e partilhar informação que contribua para impulsionar o trabalho dos voluntários e do voluntariado enquanto prática de uma cidadania ativa, livre, responsável e solidária.

Os cadernos são disponibilizados de forma gratuita a todas as organizações que os solicitem junto do Banco Local de Voluntariado de Évora.

Fundação Eugénio de Almeida
Páteo de S. Miguel
Apartado 2001 | 7001-901 ÉVORA
Tel.: (+351) 266 748 300 | (+351) 266 748 344
Fax: (+351) 266 748 349
http://www.fundacaoeugeniodealmeida.pt


caderno 9Caderno 8

Capa cadern7capa caderno 6

capacaderno5Caderno 4

capa 3