Algumas funcionalidades deste website encontram-se desabilitadas devido ao seu navegador não suportar JavaScript.

Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado

 

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 2 elementos principais: Menu Principal (tecla de atalho 1); e o conteudo que se encontra logo debaixo do menu principal (tecla de atalho 2).


Centro Europeu de Voluntariado

O Centro Europeu de Voluntariado (CEV) é uma Associação Europeia de Organizações de Voluntariado (com sede em Bruxelas), que tem como objectivo ser uma voz activa para o Voluntariado, de modo a fortalecer as condições do seu exercício, orientadas para a sua promoção.

O CEV canaliza as prioridades e as preocupações colectivas dos seus membros para as Instituições da União Europeia, actuando como um fórum para a promoção de troca de políticas, práticas e informações sobre Voluntariado.

O CEV organiza conferências, seminários, workshops, e outras actividades.

Os membros do CEV, que se encontram em rede, são centros e organizações nacionais e regionais de Voluntariado, cujos objectivos principais são o desenvolvimento e promoção do Voluntariado.
Este Centro não tem membros individuais.

O Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado integra o CEV desde 2007, tendo nessa qualidade vindo a participar, quer nas Assembleias-Gerais anuais, quer em outras iniciativas promovidas por aquele Centro.

Para mais informações consulte:CEV


Concurso Capital Europeia do Voluntariado 2015

O Centro Europeu de Voluntariado lançou a 2ª edição do Concurso - Capital Europeia do Voluntariado 2015.

Esta iniciativa tem como objetivo promover e desenvolver o Voluntariado a nível local, reconhecendo as cidades que apoiam esta prática, tendo por base as recomendações do Relatório do P.A.V.E. (Agenda Politica para o Voluntariado na Europa).

Barcelona foi a cidade vencedora da edição de 2013. A cidade de Guimarães, além de Laval e Rennes (França), foi uma das finalistas.

O prazo para a entrega das candidaturas decorre até 30 de setembro de 2014.

Mais informações e formulário de candidatura no site do CEV


Assembleia-Geral de Outono do Centro Europeu de Voluntariado

Turim (em Itália) irá acolher a Assembleia-Geral e Conferência "Volunteering in Europe Welfare & Social Services (VIEWSS)", a decorrer no dia 2 e 3 de outubro de 2014.

Trata-se de uma iniciativa que contará com o apoio da CSVnet, "Idea Solidale" e VSSP "Volunteer Support Centres".


Em 2013

Assembleia-Geral de Outono do Centro Europeu de Voluntariado

Teve lugar em Sarajevo (Bosnia e Herzegovina), nos dias 3 e 4 de outubro de 2013 , a Assembleia-Geral e Conferência do CEV "Cross- Boarder Volunteering in the European year of Citizens - what is it for", organizada com o apoio da da South East European Youth Network .

Assembleia-Geral da Primavera do Centro Europeu de Voluntariado

Teve lugar na Irlanda, em Dublin, nos dias 18 e 19 de abril de 2013, a Assembleia-Geral, da Primavera, do Centro Europeu de Voluntariado e uma Conferência sob o tema “Employee Volunteering – Making things Even”. O apoio logístico foi da responsabilidade da “Volunteer Ireland”, uma associação Irlandesa.

Nesta Conferência europeia foi salientado que, sendo o voluntariado realizado por pessoas, cabe às organizações o seu enquadramento organizativo e/ou de promoção.

Os workshops abordaram o tema da Responsabilidade Social das Organizações e das empresas, através da prática do voluntariado, desenvolvido pelos seus trabalhadores, sob os seguintes aspetos:

• Motivações das pessoas empregadas para o voluntariado;

• Oportunidades, impacto, parcerias entre as empresas e as organizações, compromissos assumidos, entre outros aspetos.

No seguimento da Conferência foi proposta a criação de uma rede europeia das pessoas empregadas que fazem voluntariado (EVEN).

A Assembleia-geral do CEV tratou das alterações ao seu funcionamento, desde a periodicidade das suas Assembleias até à sua organização.

Foi ainda, proporcionado aos participantes uma receção no Oak Room com a presença da Senadora Van Turnhout, assim como a possibilidade de, fora do programa oficial e a expensas suas, conhecerem a Storehouse da Guiness, que tão bem expressa a cultura irlandesa.


Fotos CEVFotos CEV IFotos CEV IIFotos CEV VFotos CEV IV


Em 2012

Assembleia-Geral de Outono do Centro Europeu de Voluntariado

Decorreu nos dias 19 e 20 de outubro de 2012, em Portugal, Cascais, a Assembleia-Geral e Simpósio do CEV sob o tema " We´re in this together? Volunteering and age friendly societies".


Assembleia-Geral da Primavera do Centro Europeu de Voluntariado

Decorreu nos dias 9 e 10 de maio de 2012, em Copenhaga, na Dinamarca, a Assembleia-Geral e Simpósio do CEV sob o tema " Volunteering for stonger societies through innovation and cross-sector collaboration".

Em 2011

Assembleia-Geral de Outono do Centro Europeu de Voluntariado

Decorreu de 19 a 21 de outubro de 2011, em Berlim, a Assembleia-Geral e Simpósio do CEV sob o tema " Volunteering and Active Citizenship: two sides of the same coin".


Assembleia-Geral da Primavera do Centro Europeu de Voluntariado

Decorreu de 4 a 6 de maio de 2011, em Tallim, na Estónia, a Assembleia-Geral do Centro Europeu de Voluntariado sob o tema " The future of Volunteering: concepts, trends, visions".


Em 2010

Assembleia-Geral de Outono do Centro Europeu de Voluntariado

Decorreu de 6 a 8 de dezembro de 2010, em Bruxelas, a Assembleia-Geral do Centro Europeu de Voluntariado sob o tema " Volunteering as a means of empowerment and social inclusion - a bridge between the European Years 2010 and 2011".


Assembleia-Geral da Primavera do Centro Europeu de Voluntariado

Decorreu em Valência, de 28 a 30 de abril de 2010, a Assembleia-Geral do Centro Europeu de Voluntariado (CEV) sob o tema “ a Eficácia da Comunicação no Voluntariado - o papel dos press release na informação ao público”.

Esta Assembleia abrangeu a realização de uma Conferência, um Fórum dos Multi-Stakeholders, a Assembleia-Geral e uma Feira de Comunicação.

A Conferência integrou um painel de abertura e vários workshops. Intervieram Luís Aranguren Gonzalo, na qualidade de conferencista principal, Trinidad Jiménez Garcia-Herrera, Ministra da Saúde e Assuntos Sociais de Espanha, Viviane Reding, Vice-Presidente da Comissão Europeia para a área da comunicação e cidadania activa, Markus Beeko, Director de Comunicação da Amnistia Internacional, entre outros.


Os Workshops, que se lhe seguirão, abordaram o tema das relações entre as organizações de voluntariado e a comunicação social.

A Comunicação – tema central da Assembleia - foi abordada sob os seguintes aspectos:

• Estratégia efectiva para as mudanças a efectuar;
• O uso de novas tecnologias – marketing;
• A colaboração das agências de press release, órgãos de comunicação social e organizações de voluntariado;
• As boas práticas como instrumento de comunicação efectiva das pequenas organizações de voluntariado.

No Fórum dos Multi-Stakeholders foi realçado que uma parceria assente na boa relação entre as organizações de voluntariado, o sector público e o sector privado empresarial, representa um valor acrescentado para esta actividade. Neste fórum, composto por reuniões sectoriais, participaram representantes das organizações de voluntariado, do sector público e do sector empresarial.

A Assembleia-Geral do CEV tratou, entre outros assuntos, da entrada de novos membros e da avaliação das actividades deste Centro, nomeadamente, a constituição do CEV Community On Line - espaço de partilha de informação entre os membros do CEV - bem como do funcionamento da estrutura e seu financiamento.

Paralelamente, decorreu uma Feira de Comunicação que teve como objectivo divulgar as actividades das organizações de voluntariado de cada um dos países participantes. Portugal esteve presente através do stand do CNPV, que recebeu um grande número de visitantes.

No último dia, foi ainda proporcionado, aos participantes, a visita a vários projectos de voluntariado desenvolvidos na área de Valência.