Algumas funcionalidades deste website encontram-se desabilitadas devido ao seu navegador não suportar JavaScript.

Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado

 

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 2 elementos principais: Menu Principal (tecla de atalho 1); e o conteudo que se encontra logo debaixo do menu principal (tecla de atalho 2).


AEV - 2011

Iniciativas


Encerramento do Ano Europeu do Voluntariado 2011 em Portugal

A sessão que assinalará o encerramento do AEV-2011, em Portugal, irá decorrer na NATALIS - FIL - Parque das Nações - no próximo dia 5 de Dezembro, Dia Internacional dos Voluntários.


Programa

17h50 – Recepção dos convidados (Auditório 1)
18h00 - Abertura

Intervenções:

Fernanda Freitas, Presidente CNA-AEV
Representação da Comissão Europeia em Portugal
Pe. Victor Feytor Pinto, CNA
Drª Conceição Zagalo, GRACE
Drª Elza Chambel, CNPV e Coordenação AEV

18h35 – Intervenção de Sua Excelência o Ministro da Solidariedade e Segurança Social

18h50 – Momento musical e encerramento


Conferência de Encerramento do Ano Europeu do Voluntariado 2011 em Varsóvia

A Conferência de Encerramento do Ano Europeu do Voluntariado 2011 " Preparing a Lasting Legacy for the European Year of Volunteering" irá ter lugar nos dias 1 e 2 de Dezembro, em Varsóvia (Expocentre).

Prevê-se a participação dos Coordenadores Nacionais do AEV 2011, a nível europeu, responsáveis da "ALLIANCE", decisores politicos, gestores de empresas, entre muitos outros.

A Coordenadora Nacional para o AEV 2011 em Portugal, Elza Chambel, irá apresentar uma comunicação subordinada ao tema " O Ano Europeu do Voluntariado 2011 em Portugal".

Consulte o Programa: Agenda_28.10.2011EXTERNAL (104,5k)


Entrega dos Prémios - Fundação Manuel António da Mota

No Ano Europeu do Voluntariado, a Fundação Manuel António da Mota, em parceria com a TSF, lançou a 2º edicção do prémio Manuel António da Mota para distinguir as organizações que mais se destacaram na promoção do Voluntariado em Portugal.

Com esta distinção pretendeu-se também reconhecer e dar visibilidade a todas as instituições e pessoas que se dedicam ao Voluntariado no nosso país.

"Portugal Voluntário" levou à antena da TSF histórias de quem trabalha graciosa e desinteressadamente a favor das suas comunidades. Foram apresentadas reportagens das 10 organizações finalistas.

A entrega dos prémios terá lugar no próximo dia 4 de Dezembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, bem como uma Conferência com a presença de inúmeros convidados e personalidades .

Para mais informações consulte o Site:http://www.fmam.pt


Fórum "AEV 2011 no Porto - O Voluntariado no Desenvolvimento local"

A Câmara Municipal do Porto e a Fundação Porto Social promovem o Fórum "AEV 2011 no Porto - O Voluntariado no Desenvolvimento Local", no próximo dia 18 de Novembro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, das 10h00 às 17h00.

Assinalando o Ano Europeu das Actividades Voluntárias e os esforços de cidadania activa que neste âmbito são desenvolvidos pela comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais, o Município do Porto propõe, com este Fórum, uma reflexão sobre a real dimensão e influência que a prática do voluntariado tem na (re)construção do desenvolvimento local.

A participação no Fórum é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para o Serviço Municipal de Apoio ao Voluntariado do Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal do Porto, através do telefone 22 209 70 91 ou do e-mail smav.gm@cm-porto.pt

Programa em anexo:
Programa (482,9k)

Correios de Portugal associam-se ao Ano Europeu do Voluntariado

No âmbito da Responsabilidade Social das Organizações, os CTT (Correios de Portugal) associaram-se ao Ano Europeu do Voluntariado AEV-2011, disponibilizando, desde Abril deste ano, etiquetas de franquia automática alusivas ao AEV, nas máquinas dispensadoras de selos nas estações de correio.

Para a ilustração destas etiquetas são escolhidos temas de cariz económico, cultural ou social, que constituem importantes mensagens de sensibilização para a construção de uma efectiva mudança de atitudes, tendo a escolha deste ano recaído sobre a temática do Voluntariado.

Hotel Ritz Four Seasons com o Ano Europeu do Voluntariado

No âmbito da Responsabilidade Social das Organizações, o Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa, associou-se ao Ano Europeu do Voluntariado AEV-2011 produzindo uma colecção de flyers com pequenas mensagens alusivas á temática do Voluntariado, para um evento internacional, que foram colocados nos quartos dos participantes, durante os dias em que decorreu o encontro.

Comunicação sobre as Políticas da UE e o Voluntariado: Reconhecer e Promover as Actividades de Voluntariado transfronteiriças na UE.

Para saber mais consulte o " Rapid " Boletim da Representação da Comissão Europeia em Portugal ou o link:

20092011 ip111050 voluntariado (295,5k)

http://europa.eu/volunteering/en/press-media/resources/212/32

Feira Nacional de Voluntariado

Nos dias 28 e 29 de Outubro o Grupo Auchan realizará uma Feira Nacional de Voluntariado que tem como principal objectivo sensibilizar a comunidade para a importância do voluntariado.

Prevê-se a participação de diversas Organizações com o objectivo de divulgarem as suas actividades e partilharem boas-práticas.

A Auchan disponibiliza o espaço fisico e a divulgação em diversos meios, e as Organizações participantes serão responsáveis pelos materiais e informações a disponibilizar.

Esta Feira irá decorrer nas lojas Jumbo e Pão de Açúcar de Vila Real, Famalicão, Matosinhos, Maia, Gondomar, Gaia, Aveiro, Viseu, Coimbra, Figueira da Foz, Castelo Branco, Santarém, Torres Vedras, Amadora, Alverca, Alfragide, Amoreiras, Cascais, Almada, Setúbal, Portimão e Faro.

Esta iniciativa tem o apoio do Ano Europeu do Voluntariado 2011.

Mais informações:

Comunicação Interna e Responsabilidade Social
Grupo Auchan
Rua Maria Luisa Holstein,4
1300-338 Lisboa
Tel: +351 21 360 21 00
joana.santos@auchan.pt


Dia do Voluntariado em Vila Nova da Barquinha

Realizou-se no passado dia 25 de Julho, em Vila Nova da Barquinha, o Workshop " De maõs abertas, pronto a abrigar-te...".

Esta iniciativa insere-se no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Voluntariado ( AEV-2011).

Saiba mais
DA_26-07-2011_CIEDA (1586,4k)

Prémios Mais & Melhor Voluntariado - Loures 2011

No Ano Europeu do Voluntariado 2011, o Munínicipio de Loures desenvolveu um programa que visa a promoção de mais e melhor voluntariado e distinguir os melhores projectos e boas práticas, bem como as instituições e as empresas que os promovem, através dos Prémios MAIS & MELHOR VOLUNTARIADO/Loures 2011.

Para além de premiar os projectos e acções de voluntariado já existentes, pretende-se promover a inovação nesta área, através da atribuição de vários prémios:

Melhor Projecto Local de Voluntariado

Melhor Projecto Local de Voluntariado Implementado

Melhor Prática Nacional de Promoção do Voluntariado

No dia 22 de Julho, pelas 15h00, no Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte, no Parque da Cidade de Loures, irá decorrer a apresentação pública dos respectivos prémios, e das personalidades que compõe o júri,numa sessão especialmente dirigida aos técnicos e dirigentes das entidades públicas e privadas e tecido empresarial local.

Contactos:

Banco Local de Voluntariado de Loures
Rua de Damão - 2675- 501 Loures
Telefone:211 150 666
E-mail:banco-voluntariado@cm-loures.pt
http://www.cmloures.pt/ProjectoBLV.asp



2º edição da iniciativa Julho, Mês da Montra Viva

O "Mês da Montra Viva" realiza-se de 18 a 31 de Julho, das 12h30 às 14h00 e das 17h00 às 19h00, no centro do Funchal, com o objectivo de dinamizar o comércio em contexto urbano.

Esta iniciativa insere-se no calendário de eventos previstos para 2011, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Voluntariado.

Mais informações em www.acif-ccim.pt


Volta do Voluntariado em Beja

Realiza-se de 24 a 28 de Outubro, em Beja, a Volta do Voluntariado.

Trata-se de uma iniciativa a cargo da Cáritas Diocesana de Beja que conta com a colaboração de várias entidades parceiras.

Consulte o Programa e o Cartaz:
CARTAZ VOLUNTARIADO pdf (862,1k)


Volta do Voluntariado Açores 2011


Realiza-se de 7 a 9 de Outubro p.f., a "Volta" do Voluntariado Açores 2011 que terá lugar no Salão Paroquial de São José, Campo de São Francisco, em Ponta Delgada (S. Miguel).

Conferências, workshops, multimédia, dança, entretenimento, música e feira com stands informativos, são as actividades previstas para estes dias.

Esta iniciativa integra o programa do AEV-2011 em Portugal.

Para estar em condições para acolher a "Volta" o Salão Paroquial de São José foi alvo de uma remodelação, através de uma acção de voluntariado que envolveu várias dezenas de voluntários nas diversas fases do projecto ( pintura, carpintaria, electricidade e jardinagem).


Consulte o programa, bem como o flyer e o cartaz:

AGENDA AEV 2011 (90k)
FLYER TOUR VOLUNTARIADO 2011_frente (379,1k)
CARTAZ TOUR VOLUNTARIADO 2011 (803,6k)

Algumas fotos do Salão de São José antes, durante e depois da intervenção dos voluntários:
mini DSCO4mini DSCO4mini DSCO4
mini DSCO4mini DSCO4


Volta de Voluntariado em Braga

De 30 de Setembro a 3 de Outubro vai realizar-se no Parque de Exposições de Braga, a Volta de Voluntariado do Distrito de Braga, que conta com a colaboração de várias entidades parceiras.

Esta mostra, integrada no Ano Europeu do Voluntariado, vai ser constituida por várias actividades:

Mostra de Voluntariado
Conferências
Teatro
Música

A entrada é livre.

Para mais informações contacte:
Comissão Executiva da Volta do Voluntariado em Braga
Centro de Informação Europe Direct de Entre Douro e Minho
Rua Dr.Francisco Duarte nº 365 - 1º
4715 - 017 Braga
Telefone: 253 206 417

Programa_Volta_Voluntariado_2011_PEB (2134,4k)


Volta do Voluntariado em Évora

A Cidade de Évora acolhe nos pròximos dias 15, 16 e 17 de Setembro
a " Volta do Voluntariado", estando prevista a realização de diversas actividades que pretendem dar visibilidade e valorizar a prática do voluntariado junto da comunidade eborense.

folheto_interior (2902,4k)
folheto_exterior (2319,6k)
cartaz (951,5k)cartaz (951,5k)

Volta do Voluntariado em Bragança

Realiza-se de 6 a 10 de Julho, em Bragança, a Volta do AEV.

Esta iniciativa contempla diversas conferências, jogos e actividades outdoor, largada de balões, workshops,espectáculos, entre outras actividades.

Consulte o Programa
Folheto_voluntario 1 (2287k)

Volta do Voluntariado em Santarém

Santarém acolhe de 4 a 12 de Junho a Volta do Voluntariado.

Esta iniciativa visa promover o debate sobre o tema e dar a conhecer diferentes instituições e oportunidades de Voluntariado, a nível local, nacional e europeu.

A passagem da Volta por Santarém consistirá na dinamização de um stand do AEV na Feira Nacional de Agricultura e na organização de um Workshop subordinado ao tema “Voluntariado nos seus diferentes domínios: exemplos de boas práticas”, que terá lugar no Estúdio 1 do CNEMA, pelas 14h00, no dia 6 de Junho, dia gratuito para os visitantes da Feira.


Volta do Voluntariado da Região Autónoma da Madeira

Realiza-se de 7 a 9 de Junho p.f., a Volta do Voluntariado da Região Autónoma da Madeira, que terá lugar no Fórum Madeira, na cidade do Funchal.

Durante a Volta, que pretende ser uma mostra do Voluntariado naquela Região Autónoma, irão ter lugar actividades de animação, conversas solidárias, inauguração de exposição fotográfica, atelier de expressão plástica, campanha de adopção de animais, entre outras.

Esta iniciativa integra o programa do AEV-2011 em Portugal.

Consulte o Programa da Volta:ano_voluntariado_programa_convite_final3 (1458,5k)

Algumas fotografias da Volta

Fotos VoltaVolta MadeiraVolta MadeiraVolta Madeira
Volta MadeiraVolta Madeiravolta madeiravolta madeiraFotos Volta

Workshop de Voluntariado em São João da Madeira

Elza Chambel foi a convidada especial do workshop de voluntariado integrando o EX.I.T.E. Camp 2011, que decorreu no passado dia 5 de Julho, em S. João da Madeira. A presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) abordou a temática a propósito do Ano Europeu das Actividades de Voluntariado.

O EX.I.T.E. (EXplorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia) tem como principal objectivo incentivar jovens raparigas com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos de idade para as ciências e tecnologias. Durante uma semana, 33 raparigas participaram em diversas actividades lúdicas e pedagógicas, tendo as questões do Voluntariado merecido um especial destaque. As participantes aprenderam o que é o Voluntariado, quem pode ser Voluntário e em que tipo de actividades podem participar. De uma forma activa, as participantes simularam actividades e mostraram uma abertura muito grande em aderirem ao Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira, em fase de criação.

O EX.I.T.E. 2011 resulta de uma parceria da IBM Portugal, da Área Metropolitana do Porto e da Câmara Municipal de S. João da Madeira. “Com tecnologia... crescer a empreender” foi o mote da edição de 2011, que decorreu no Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira (SANJOTEC). Durante o ano lectivo, as participantes vão continuar a ser acompanhadas no âmbito deste programa.


Seminário O Voluntariado nos Países do Mediterrâneo - Uma Identidade Cultural

Decorrerrá nos próximos dias 23 e 24 de Maio, na Fundação Galouste Gulbenkian, em Lisboa, um Seminário subordinado ao tema " O Voluntariado nos Países do Mediterrâneo - Uma Identidade Cultural".

Este Seminário, em que participam especialistas de Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Malta, integra diferentes painéis subordinados aos temas " Identidade Cultural do Voluntariado - Valores e Conceitos" e "Voluntariado nos Países do Mediterrâneo- Organização desta Actividade", bem como um fórum que reflectirá sobre "O Voluntariado em tempos de crise; Que repercussões e desafios?".

Esta é uma iniciativa que integra o programa do AEV - 2011 em Portugal, organizado pelo CNPV, na qualidade de Organismo Coordenador Nacional do Ano Europeu do Voluntariado.

Algumas fotografias do Seminário

Fotos Seminário IFotos Seminário

fotos semináriofotos seminário

fotos semináriofotos seminário




Projecto”Somos Solidários” GRACE conta o voluntariado às crianças

O GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial - Associação quer contar o voluntariado às crianças, mas também quer conhecer o voluntariado visto pelos olhos dos mais pequenos. E foi com esse objectivo que lançou um desafio aos associados e a IPSS’s que trabalham com crianças, com idades entre os seis e os dez anos. Para isso, vai reunir 20 textos para elaborar um livro de distribuição gratuita, intitulado “Somos Solidários” – O Voluntariado contado às crianças.

O objectivo passa por obter testemunhos ou pequenas histórias dirigidas aos mais novos e assim contribuir para que este “pequeno” público pense o voluntariado desde a mais tenra idade.

Neste momento, os textos estão a ser reunidos, para depois serem seleccionados por um júri, constituído por Elza Chambel, presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e coordenadora Nacional do Ano Europeu do Voluntariado, Alice Vieira, escritora, Marta Amorim, representante da Kidzania, Graça Pereira da Cruz, ilustradora e Conceição Zagalo, presidente do GRACE.

Depois de seleccionados, os 20 textos serão ilustrados e reunidos em livro, cujo lançamento ocorrerá ao longo de 2011, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Voluntariado. Está ainda prevista a sua tradução em Braille.

Imagem Voluntariado contado às crianças (52,8k)


Telas da exposição “Pintar Voluntariado” correm o país

Para assinalar o início das comemorações do Ano Europeu do Voluntariado, o GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial - Associação organizou uma iniciativa intitulada “Pintar Voluntariado”. Integrada no RoadShow Europeu “Volta às Capitais”, a acção decorreu na estação de metro Baixa-Chiado, no passado dia oito de Fevereiro.

Para realizar a iniciativa “Pintar Voluntariado”, o GRACE convidou os seus associados a juntar um grupo, até cinco colaboradores, para pintar uma tela alusiva ao voluntariado empresarial. A resposta não podia ter sido melhor, já que foi possível juntar 24 telas expostas, no Fórum Picoas, em Lisboa, durante o dia nove de Fevereiro. De referir que das 24 telas, 22 foram pintadas pelos associados GRACE, sendo que as outras duas telas são de autoria dos utentes do metro, que não perderam a oportunidade de dar cor ao voluntariado.

Face ao sucesso da iniciativa, as telas estão agora em exposição itinerante por território nacional. Depois do Fórum Picoas, a exposição já passou pela Escola Bento Jesus Caraça, entre os dias 11 e 18 de Fevereiro, no âmbito da apresentação “Montepio: II Encontro Nacional de Voluntários”. Em Março, foi a vez da Essilor receber as telas da “Pintar Voluntariado” que, já em Junho, seguem caminho para a Carris. Os associados GRACE estão a demonstrar muito interesse em receber a exposição e a Eurest também já está na lista para receber as 24 telas.

Até ao final do ano, a “Pintar Voluntariado” vai correr o país, altura em que será realizado um leilão, cuja receita reverterá a favor de uma Instituição de Solidariedade Social ainda a designar.


Projectos emblemáticos vencedores

Os Projectos vencedores, no âmbito do convite à apresentação de Projectos emblemáticos do AEV-2011 em Portugal, foram:

" Reintegrar no Voluntariado"
" Jantares Comunitários"
" Volunteerbook"

Para mais informações consulte:


Projectos vencedores (30k)


Passatempo " Voluntários da Leitura"

No Ano Europeu do Voluntariado, e aproveitando a comemoração do Dia Mundial do Livro, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo “Voluntários da Leitura”.

Para mais informações consulte o cartaz, a ficha de inscrição e o regulamento.

diamundialdolivro2011 (253k)

VOLUNTÁRIOS DA LEITURA (139,5k)

Conferência "Sussidiarietà e Volontariato in Itália e in in Europa; Valori, Esperienze e Strumenti a Confronto

A cidade de Veneza, em Itália, acolhe esta Conferência, entre 31 de Março e 1 de Abril, organizada pela SPES – Associazone Promozione e Solidarietà/ Centro di Servizio per il Volontariato del Lazio.

Para mais informações consulte: www.aev2011.it


A União das Misericórdias Portuguesas vai promover, a 26 de Março, um espectáculo de solidariedade no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado (AEV 2011).

A iniciativa vai ter lugar no Campo Pequeno, que cedeu o espaço. O grupo Renascença é a rádio oficial do evento, entre muitos outros parceiros.Os artistas confirmados que se associaram a este evento são: Kátia Guerreiro, Mafalda Arnauth, Jorge Palma, Rita Guerra, Ensemble Escola de Jazz Luíz Villas-Boas/ Hot Clube de Portugal,Quinta do Bill,João Pedeira, Muxima, Miguel Gameiro e Miguel Angelo.

Para mais informações consulte o site da União das Misericórdias Portuguesas:www.ump.pt



Exposição de Fotografia Ser Voluntário Centro Cultural do Alvito

No âmbito do Ano Europeu do Voluntariado, a Câmara Municipal do Alvito promove uma exposição de fotografia, na qual se retrata o compromisso dos voluntários do concelho.
A exposição irá estar patente no Centro Cultural do Alvito de 25 de Março a 12 de Maio.
Horário:
2ª a 6ª feira: 9.30h -12.30 - 14h -17.30

Comemorações do Dia Nacional da Cáritas têm Inicio em Santarém, no dia 25 de Março.

Todos os anos a Cáritas celebra, em todo o País, o Dia Nacional da Caritas, desenvolvendo-se, durante essa semana, um vasto conjunto de iniciativas.

" Ser Voluntário , Ser Solidário" é o tema que a Cáritas propõe à reflexão de todos os Portugueses para o ano 2011, em associação com o Ano Europeu do Voluntariado, e que servirá de "mote "para uma conversa a ter lugar no dia 26 de Março em Santarem, entre outras iniciativas.


A Cáritas vai, ao longo de todo o ano e, a nível nacional, promover e levar a cabo acções de sensibilização para a causa do voluntariado, mostrando que nesta área, os Portugueses podem fazer a diferença.


«Sê voluntário! Faz a diferença»

Ano Europeu do Voluntariado em Portugal

Depois de Bruxelas, Budapeste e Viena é a vez de Lisboa receber a "European Volunteering Tour" – evento que marca o arranque do Ano Europeu do Voluntariado 2011, em Portugal. É já no dia 3 de Fevereiro, pelas 18h30 no Fórum Picoas, Lisboa.

European Volunteering Tour" – 3 a 9 de Fevereiro ( 12h-20h – entrada livre)

Sete dias, perto de duas dezenas de conferências, cerca de uma centena de instituições presentes e, a cada meia hora, histórias extraordinárias de voluntários que já fazem a diferença.

E, todos os dias, às 16h, os nossos contadores de histórias voluntários, entre os quais: José Jorge Letria, José Fanha, Maria João Lopo de Carvalho, Alice Vieira, Sara Rodrigues e Heitor Lourenço.

Programa Oficial de Abertura

18h15 – Animação de rua

- Chegada das entidades oficiais

18h30 – Arranque oficial do AEV

- Fernanda Freitas – Presidente do AEV
- Zeinal Bava: Presidente executivo da Portugal Telecom - Anfitrião

18h40 - Apresentação do Programa do AEV (Spot Promocional)

- Margarida Marques – Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

18h50 – “Ser Voluntário é….” (clip)

- António Costa – Presidente da CM Lisboa

19h00 – “Histórias extraordinárias de gente como nós” (clip)

- Helena André – Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social


AEV-2011 : uma celebração e um desafio
Vamos celebrar o compromisso de 94 milhões de voluntários europeus que, nos seus tempos livres, trabalham de forma gratuita nas suas comunidades, nomeadamente em escolas, hospitais, clubes desportivos, em actividades de protecção do ambiente, dinâmicas culturais ou no apoio às populações dos países em desenvolvimento. E este compromisso faz uma enorme diferença na vida de muitas pessoas
O AEV 2011 é também um desafio para os três quartos da população europeia que não participa em qualquer actividade de voluntariado. Gostaríamos de dizer a estas pessoas que também elas podem fazer a diferença.

Ano Europeu do Voluntariado - 2011 : quatro objectivos principais:
reduzir os obstáculos ao voluntariado na UE;
promover e capacitar as organizações de voluntários e melhorar a qualidade do voluntariado;
reconhecer o trabalho voluntário;
sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do voluntariado.

Para atingir estes objectivos, a Comissão incentivará o intercâmbio de boas práticas entre as autoridades dos Estados-Membros e as organizações de voluntários.
Vai dar se especial atenção à formação de voluntários, à acreditação e à garantia de qualidade e ao ajustamento eficaz e eficiente entre os voluntários potenciais e as oportunidades de colaboração.

A Comissão vai incentivar novas iniciativas de redes à escala europeia para estimular os intercâmbios transfronteiriços e as sinergias entre organizações de voluntários e outros sectores, nomeadamente as empresas.

Centenas de actividades e projectos vão ser promovidos ao longo do Ano do Voluntariado em toda a EU e, em particular em Portugal.

No nosso País, existe um Organismo Coordenador – o Conselho Nacional para Promoção do Voluntariado - CNPV, presidido por Elza Chambel; e uma Comissão Nacional de Acompanhamento do AEV, que reúne mais de 50 entidades de diversos quadrantes e presidida pela jornalista Fernanda Freitas.

A nível da UE destacam-se:"European Volunteering Tour": uma mostra de voluntariado nacional, que percorrerá as 27 capitais europeias.
Rede Repórteres AEV: 27 repórteres voluntários vão seguir o trabalho de 54 organizações de voluntários e produzir conteúdos multimédia em regime de “estafeta” – em Portugal receberemos o repórter da Áustria; a repórter Portuguesa seguirá para o Luxemburgo.

Para mais informações:
Sítio AEV- Portugal
http://europa.eu/volunteering/en/mycountry/21 www.aev2011.eu

Ano Europeu do Voluntariado em 2011

No dia 27 de Novembro de 2009, o Conselho de Ministros da U.E., declarou oficialmente 2011, Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa.

O Ano Europeu tem por objectivo geral incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais tendo em vista criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado na U.E. e aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado na U.E.

Este objectivo geral será operacionalizado através de 4 grandes objectivos específicos:

1. Criar um ambiente propicio ao voluntariado na U.E;
2. Dar meios às organizações que promovem o voluntariado para melhorar a qualidade das suas actividades;
3. Reconhecer o trabalho voluntário;
4. Sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do Voluntariado.

Cada Estado Membro designou o Organismo responsável pela organização da sua participação no Ano Europeu, sendo o CNPV o designado para Portugal.

Site oficial do AEV-2011 - http://www.europa.eu/volunteering

Lançamento em Bruxelas do AEV - 2011

A cerimónia de lançamento do AEV-2011, a 2 de Dezembro, contou com uma Conferência de Imprensa, no Parlamento Europeu, presidida pela Vice-Presidente e membro da Comissão Europeia encarregada da Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania. Viviane Redding, nas suas palavras iniciais, declarou “desejar render homenagem aos milhões de Europeus que doam o seu tempo para fazer do nosso mundo um mundo melhor.”

A 3 de Dezembro, foi inaugurada a Volta do Voluntariado que, a partir de Bruxelas, irá percorrer as 27 capitais da União Europeia. Tem como objectivo divulgar o AEV- 2011 junto dos cidadãos, mostrando o que fazem os voluntários e quais os desafios que se colocam ao exercício desta actividade.

A tenda que acolheu a "Volta" estava localizada na Praça de Espanha, num espaço de fácil acesso para qualquer pessoa interessada em conhecer melhor esta actividade e em contactar Organizações de Voluntariado e Voluntários.

A "Volta" estava organizada em 5 "espaços distintos":

_ A dimensão europeia do Voluntariado;
_Os relatos de experiências dos próprios voluntários;
_Os debates com responsáveis políticos,voluntários e outros cidadãos;
_Os encontros com voluntários;
_As actividades recreativas com famílias e o diálogo intergeracional.


A Volta do AEV-2011 será acompanhada por uma equipa de 27 jornalistas voluntários, cujo trabalho consiste em filmar histórias extraordinárias de voluntários em cada Estado Membro. Os reporteres desta equipa “Relay”, um de cada país, partem do seu país de origem para coligir, durante duas semanas, informações sobre os voluntários de outro país europeu. Em Portugal, receberemos o jornalista austríaco, cabendo à jornalista portuguesa acompanhar os voluntários do Luxemburgo. As reportagens realizadas serão divulgadas através dos meios de comunicação social – televisão, rádio e imprensa escrita.

Pretende-se ainda dar visibilidade às iniciativas programadas para este ano, a nível nacional, regional e local, chamando a atenção dos meios de comunicação social e, do público em geral, para o AEV-2011.

A “nossa” Volta decorrerá em Lisboa, de 3 a 9 de Fevereiro, no Fórum Picoas, cujos custos de utilização do espaço são assumidos pela Fundação PT.Durante o mês de Janeiro contamos divulgar o Programa do AEV-2011, elaborado com os contributos da Comissão Nacional de Acompanhamento.

Contamos com todos os voluntários de Portugal para que o lema do AEV-2011 - “SÊ VOLUNTÁRIO!FAZ A DIFERENÇA!”, seja uma realidade.



A " Volta do AEV-2011"

Uma das iniciativas do AEV-2011 é a " Volta" que percorrerá as capitais dos 27 Estados Membros.

Teve início em Bruxelas, no passado dia 3 de Dezembro, e estará em Lisboa de 3 a 9 de Fevereiro, no Fórum Picoas.

Trata-se de uma mostra de voluntariado que pretende ser um espaço atractivo onde se divulguem as diferentes actividades de voluntariado, sendo a sua organização da responsabilidade da Agência de Comunicação P.A.U. Educátion de Barcelona, em parceria com a coordenação portuguesa.

Neste espaço irão ter lugar encontros, reuniões, debates, conferências e workshops, entre outras actividades.

Durante o ano estão previstas " mostras de voluntariado" em vários distritos.


Convite à apresentação de Projectos emblemáticos no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado em 2011

No dia 27 de Novembro de 2009, o Conselho de Ministros da U.E., declarou oficialmente 2011, Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa (a seguir designado Ano Europeu)

O objectivo geral do Ano Europeu é incentivar e apoiar, nomeadamente através do intercâmbio de experiências e de boas práticas, os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais, tendo em vista criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado na União Europeia (EU) e aumentar a visibilidade das actividades de Voluntariado na EU.

Este Convite decorre da Decisão do Conselho e tem como finalidade financiar Projectos, um ou dois por cada Estado Membro, de acordo com a dimensão do mesmo.

O objectivo destes Projectos é testar e desenvolver novos sistemas e abordagens inovadoras com vista a construir parcerias de longo prazo entre organizações da sociedade civil que actuam na área do voluntariado.

Cada Projecto pode ter a duração máxima de 12 meses e as actividades que lhe estão associadas devem ter início entre 15 de Janeiro de 2011 e 31 de Março de 2011.

A data limite para apresentação de propostas é 12 de Novembro de 2010.

Quem se pode candidatar?

Os candidatos podem ser organizações públicas e organizações da sociedade civil, não-governamentais, com personalidade jurídica que desenvolvam actividades na área do voluntariado a nível local, regional, nacional ou a nível europeu;

Não serão aceites candidaturas de pessoas singulares.


Para aceder ao formulário, documentos relacionados e outra informação consulte:

http://www.eyvolunteering.eu

http://ec.europa.eu/citizenship/news/news1092_en.htm

ou por escrito para:

European Comission
Directorate-General Communication
European Year of Volunteering
For the attention of Mrs Sophie Beernaerts
Head of Unit: Citizenship Policy
Madou 5/26
B-1049 Bruxelles
Belgium


Consulte também os ficheiros, em anexo, já traduzidos para a língua Portuguesa.

PT - Call for proposals (1700.5k)

PT - Application form (373.5k)

PT - Annex II to the call - check list (134.6k)

EN - ANNEX III call - daily allowances EN D3 rev 15 09 2010 (52k)

PT GRAND AGREEMENT (311.5k)

PT - Annex II to the contract - final report (411k)